Projeto Educamédia

Ano Letivo 2021/2022

Oficinas EDUCAMEDIA

Decorreu hoje na Escola Câmara de Lobos, uma Oficina EDUCAmedia sobre PIXILAÇÂO. Os alunos do 4º ano realizaram pequenas animações, sob orientação do docente Constantino Teles e os formadores Fernando Alves e João Pinto.




/


Ano letivo 2020/2021

/



2019/2020

1.º Período

Ao longo do primeiro período, os alunos do primeiro e segundo A e B visualizaram o filme " Pular a Cerca", cuja temática abordada foi “Alimentação”.
Antes da visualização do filme, os alunos dialogavam sobre a temática abordada e realizavam igualmente uma pesquisa sobre animais domésticos e selvagens, as diferenças entre a alimentação dos humanos e dos animais e quais os alimentos saudáveis e que hábitos devemos ter para uma alimentação saudável. Também realizavam um Quizizz nos computadores sobre animais selvagens/domésticos e alimentos saudáveis/pouco saudáveis.
Seguidamente passávamos à fase seguinte que visava a visualização do filme no quadro interativo na sala TIC.
Este filme a coloca em destaque o papel da família e da escola, na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens, sendo fundamental para prevenir doenças associadas a maus hábitos alimentares.
Depois da visualização do filme, os alunos conversaram sobre a ideia global do filme. Fizeram o reconto oral da história e interpretaram oralmente. Realizam um quizizz sobre os animais que fazem parte da história, quais os animais que hibernam durante o inverno, e sensibilizar os alunos para questões ambientais incidindo na necessidade de fazer a reciclagem do lixo em casa. Definiram qual o animal que mais gostaram no filme e ilustraram as personagens.

2.º Período
Ao longo do segundo Período, os alunos do primeiro e segundo ano A e B visualizaram o filme "Os Ribinsons", cuja temática abordada foi “Ciência”. Antes da visualização do filme colocou-se a questão “O que é um cientista?”. De seguida os alunos partilham com os colegas da turma os seus conhecimentos sobre a questão colocada.
Depois da visualização do filme, os alunos fizeram a interpretação oral da história, os aspetos que mais e menos gostaram nas personagens e foi promovido um debate sobre o conceito de ciência. Visualizaram no quadro interativo imagens sobre as grandes invenções, tais como a eletricidade, o telefone, a televisão e a internet, para posteriormente fazer um levantamento das invenções que ao longo dos tempos substituíram no quotidiano o ser humano. Por fim, foi colocada a questão de qual a invenção que mais gostaram e as razões da escolha para de seguida fazer uma ilustração dessa mesma escolha.





2 comentários:

  1. adorem o filme"a história de uma abelha"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro o filme Ponyo - Uma amizade que veio do mar!


      Leonor 3ºA

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!