Ao longo
do primeiro período, os alunos do primeiro e segundo A e B visualizaram o filme " Pular
a Cerca", cuja temática abordada foi “Alimentação”.
Antes
da visualização do filme, os alunos dialogavam sobre a temática abordada e realizavam
igualmente uma pesquisa sobre animais domésticos e selvagens, as diferenças
entre a alimentação dos humanos e dos animais e quais os alimentos saudáveis e
que hábitos devemos ter para uma alimentação saudável. Também realizavam um Quizizz
nos computadores sobre animais selvagens/domésticos e alimentos saudáveis/pouco
saudáveis.
Seguidamente
passávamos à fase seguinte que visava a visualização do filme no quadro
interativo na sala TIC.
Este
filme a coloca em destaque o papel da família e da escola, na alimentação e na
educação alimentar das crianças e jovens, sendo fundamental para prevenir doenças
associadas a maus hábitos alimentares.
Depois
da visualização do filme, os alunos conversaram sobre a ideia global do filme. Fizeram
o reconto oral da história e interpretaram oralmente. Realizam um quizizz sobre
os animais que fazem parte da história, quais os animais que hibernam durante o
inverno, e sensibilizar os alunos para questões ambientais incidindo na
necessidade de fazer a reciclagem do lixo em casa. Definiram qual o animal que mais
gostaram no filme e ilustraram as personagens.
2.º Período
Ao
longo do segundo Período, os alunos do primeiro e segundo ano A e B visualizaram
o filme "Os Ribinsons", cuja temática abordada foi “Ciência”. Antes
da visualização do filme colocou-se a questão “O que é um cientista?”. De
seguida os alunos partilham com os colegas da turma os seus conhecimentos sobre
a questão colocada.
Depois
da visualização do filme, os alunos fizeram a interpretação oral da história,
os aspetos que mais e menos gostaram nas personagens e foi promovido um debate
sobre o conceito de ciência. Visualizaram no quadro interativo imagens sobre as
grandes invenções, tais como a eletricidade, o telefone, a televisão e a
internet, para posteriormente fazer um levantamento das invenções que ao longo
dos tempos substituíram no quotidiano o ser humano. Por fim, foi colocada a
questão de qual a invenção que mais gostaram e as razões da escolha para de
seguida fazer uma ilustração dessa mesma escolha.
adorem o filme"a história de uma abelha"
ResponderEliminarAdoro o filme Ponyo - Uma amizade que veio do mar!
EliminarLeonor 3ºA