sexta-feira, 24 de junho de 2011

Práticas desportivas e promoção de estilos de vida saudáveis. Que relação?


Propõe-se este artigo apresentar uma experiência gratificante e que está a ser bem sucedida, protagonizada por um grupo de alunos do Ensino Recorrente, com resultados muito positivos ao nível da integração, socialização e melhoria das capacidades emocionais dos participantes.

O projecto acontece na EB 1/PE de Câmara de Lobos, escola inaugurada a 28 de Setembro de 2010, onde foram desde logo constituídas três turmas do ensino recorrente, como forma de dar resposta às necessidades sociais, através de uma parceria com a Segurança Social.  

Este Projecto insere-se nas actividades programadas pelo projecto Educativo da Escola “ Rumo à Multiliteracia” e que prevê para o ano Lectivo 2010 / 2011 abordar temáticas relacionadas com o tema “ Aprender a viver em Comum”, desenvolvendo atitudes de Auto-estima, Autoconfiança e educação para os valores entre outras.

Depois de uma avaliação das turmas do Ensino Recorrente, os professores depararam-se com uma grande maioria de jovens social e emocionalmente mal formados: desprovidos de regras e de valores, com alguns comportamentos desviantes, e sem objectivos de vida capazes de os motivar. Perante este cenário, os professores decidiram que, tão importante como ensinar o programa estipulado para o seu grau de ensino, seria proporcionar-lhes, em parceria com instituições sociais, hábitos de vida saudáveis, valores, regras e actividades que lhes criem objectivos de vida.

Neste sentido, foram criadas parcerias com instituições habilitadas a trabalhar com este tipo de problemas sociais para, em resultado de um trabalho conjunto, se proporcionar a estas pessoas uma visão de vida completamente distinta do que tinham até àquele momento.

As entidades parceiras neste projecto são: Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Segurança Social, Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa “ A comunidade contra a Sida”, , Direcção Regional de Educação, Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Bairro da Argentina, Clube Naval do Funchal (Secção de Judo) e o Club Sport Marítimo.

A pertinência deste projecto insere-se no âmbito de uma temática mais alargada e muito relevante na formação das camadas jovens - Prática desportiva, estilos de vida saudáveis, consumo de drogas, sexualidade e planeamento familiar, HIV Sida, prevenção de problemas sociais. Temas estes que são fundamentados no domínio teórico e científico:
-          Reabilitação e socialização de toxicodependentes, através da prática desportiva;
-          Substituição das práticas desportivas ao uso e consumo de drogas;
-          Identificação do tipo de emoções provocadas por certas práticas desportivas, comparativamente aos efeitos de determinadas drogas.


Este projecto está a ser realizado ao longo do ano lectivo 2010 e 2011, com um grupo de 30 estudantes da EB 1/PE de Câmara de Lobos, que tem idades compreendidas entre os 15 e 40 anos. Os mais novos do grupo interagem com os seus colegas de turma de mais idade que, apesar de não serem os grandes protagonistas do projecto, também intervêm como agentes socializadores.

O projecto foi iniciado em Dezembro de 2010 com o Fórum da Juventude, que teve lugar no Centro Social de Câmara de Lobos, organizado pela Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa “ A comunidade contra a Sida”. A Fundação tem, de resto, programadas várias acções para desenvolver nesta escola, em que serão abordados temas como a sexualidade, o planeamento familiar, o HIV Sida, a toxicodependência e os comportamentos de risco.…Sida, …………………………………………………
Com a Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Bairro da Argentina, foram realizados ao longo do ano Lectivo Jogos de Treino ( Futsal) nos dias 11 e 28 de Fevereiro, 21 de Março, 29 de Abril e 9 e 30 de Maio.
Tivemos também a ilustre presença do Club Sport Marítimo no dia do Estudante dia 24 de Março, onde reunimos de toda a comunidade Escolar, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Câmara de Lobos  Drºa Dulce Luís e os representantes da Entidades parceiras do Projecto.
Tivemos o privilegio de assistir a um jogo de Futebol entre os alunos do Ensino Recorrente e jogadores do CSM , Luis Olim, Briguel, Guarda redes Marcelo, Cleber,Jalma. Os jogadores do Marítimo exaltaram o comportamento dos alunos e ficaram muito satisfeitos por terem participado neste projecto.
O projecto chegou ao fim no dia 15 Junho de 2011, com a realização de um seminário em Câmara de Lobos, onde os alunos como grandes protagonistas, puderam mostrar à sociedade o trabalho realizado ao longo do ano e assumirem o papel de mensageiros das práticas de vida saudáveis e dos seus benefícios sociais.
Contámos com a presença de ilustres convidados nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Director regional de Educação, Presidente da Delegação da Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a Sida, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal Câmara de Lobos, Directora da EB1 / PE Câmara de Lobos, Coordenadora do rendimento Social de inserção Câmara de Lobos, Director de Serviços de Promoção de Acção Social, Chefe de divisão da Zona Oeste da Segurança Social da Madeira, Presidente da Associação desportiva e Cultura do Bairro da Argentina, um Director do Club Sport Marítimo e Representação do Presidente, Coordenadora do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília, Coordenador do Grupo Sempre Jovem Jogador do Futebol Clube do Porto Ruben Micael, que é oriundo deste Bairro e que é um grande exemplo de que o desporto é um importante veículo de inserção social.


1 comentário:

  1. Parabéns aos responsáveis pelo evento! Cada vez mais é necessário trabalhar para a cidadania... este sim é um projecto para a vida, para tornar os cidadãos mais capazes de adoptar uma atitude crítica e responsável na sociedade!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!