sexta-feira, 13 de abril de 2012

“Rumo à Cidadania – Promoção para a Mudança”

Este acontece na EB1/PE de Câmara de Lobos e insere-se nas actividades programadas pelo Projeto Educativo de Escola “Rumo à Multiliteracia” e que prevê para este ano lectivo abordar temáticas relacionadas com o tema “Aprender a Fazer”. Pretendemos com isto uma tomada de consciência por parte dos nossos alunos relativamente ao seu papel na sociedade, como cidadãos e na escola, como alunos.
Depois de uma avaliação às duas turmas do Ensino Recorrente, chegamos à conclusão que, tão importante como instruir os formandos é proporcionar-lhes a aquisição de competências que propiciem a inserção responsável do formando na comunidade.
Este projeto terá a duração de dois anos e tem como finalidades:
- Desenvolver competências necessárias ao exercício da cidadania;
- Desenvolver nos formandos atitudes de auto-estima;
- Promover os valores;
- Estimular a participação activa dos alunos na escola e na sociedade.
Neste sentido, foram desenvolvidas parcerias com várias instituições.

                O projecto foi iniciado em novembro de 2011 com a acção de sensibilização “Planeamento Familiar, orientada por uma enfermeira do Centro de Saúde do Estreito de Câmara de Lobos. Ao longo dos dois períodos lectivos realizaram-se outras acções de formação/sensibilização com as seguintes temáticas: diabetes e hipertensão, toxicodependência e alcoolismo, a finalidade da União Europeia, os valores, a auto-estima e higiene pessoal e doméstica. Estando ainda programadas para o 3º período as acções: Literacia financeira/Gestão de orçamento familiar, O Álcool e Prevenção Rodoviária.
                Finalizaremos este ano lectivo com uma exposição de trabalhos realizados pelos formandos em parceria com alguns artistas plásticos, intitulada, Pintar a Cidadania, a acontecer na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

  

EB1/PE de Câmara de Lobos
        Prof. Alexandra Ferreira  
                Prof. Aba Sofia André

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!